quarta-feira, julho 18, 2007

In Jn.pt

"Manuais escolares gratuitos a partir do ano lectivo 2009/2010" - Para já é só para famílias carenciadas. Talvez mais tarde consigamos estar ao nível desse "país do terceiro-mundo" que é Cuba, cuja educação é gratuita e acessível a toda a população...

7 comentários:

Moby disse...

Bem, eles têm tanta educação que quem sair da linha... é castigado digamos assim. Há mais uma pequena desvantagem em ser cubano daquelas que me lembre... pelos vistos lá Blog é palavra proibida... aliás mesmo que não fosse nem haveria diñero para pagar acesso à net. Eu, prefiro continuar a pagar livros. ;)

Karl Macx disse...

Não estou a dizer o contrário, mas prefiro pensar que eles é que têm os sistemas de educação e saúde gratuitos, mas nós é que somos civilizados...
Existe aqui um paradoxo...
E quanto às saídas... são mais os que querem ficar dos que querem sair... e os que saem para o "warm embrace" do Tio Sam, sofrem na pele, em Cuba, as consequências de um embargo sem sentido!

Por isso, antes de falar dos amigos dos outros, penso que é sempre melhor ver bem com quem nos damos...

Anónimo disse...

O paraíso: países escandinávios.
Temos educação gratuita, os pais têm enormes incentivos para ter filhos... Etc...
É pena o frio, não está calor como em Cuba...

Alien David Sousa disse...

Karl, como mencionou o moby eu não queria de forma alguma viver em Cuba. Mas, compreendo o que tu queres dizer. É triste que um Pais com Cuba ( terceiro - mundo) tenha um sistema de ensino que nos faz corar de vergonha. É muito triste. O que dirá o nosso primeiro-ministro sobre isto? Provavelmente um "montezinho" de "palavrinhas" que todas juntas não dizem rigorosamente nada.
Beijinhos

Paulo Alves disse...

Sim, Karl, mas gratuita a que preço?

Karl Macx disse...

Entendo o vosso ponto de vista, mas, partindo desse princípio, a vergonha não será maior?
Penso que não existe nenhuma relação directa entre o ensino gratuito e a situação que se vive. Existem países democráticos (embora o conceito de democracia possa ser muitas vezes confundido com oligarquia mas, enfim, isso é outro tema...) onde a educação é gratuita.
Num país que se diz desenvolvido de primeiro mundo, como é o nosso, as necessidades mais básicas como saúde e educação deveriam ser gratuitas. Mas o que acontece é o contrário. E se Cuba cede ao regime ditaturial de Castro, Portugal cede à ditadura das corporações multinacionais que olearam bem as mãos dos governantes durante anos e que agora tomam conta da saúde e da educação?
Agora penso, educação paga, mas a que preço?
Porque não podemos demonizar Cuba (tem aspectos positivos, tem de os ter...) nem deificar Portugal (que tem enormes problemas estruturais), deixo esta questão no ar: o que seria de nós se tivéssemos meio mundo a favor de um bloqueio que desrespeita as mais básicas regras de humanidade e de direitos humanos?
Assim como assiml, isto já anda mau...nem quero pensar...

Moby disse...

Concordo com o facto de que Cuba tem das melhores educações a nível Mundial, esse facto é aliás inegável. Para quem quiser obter mais alguma informação acerca do assunto pode consultar este documento interessantíssimo: http://pedagogiaemfoco.pro.br/cub02.htm

Apenas realço o facto de que quando postaste a notícia, transpareceu imediatamente a ideia de que "Em Cuba é que é bom!". Reforço a ideia amigo, eles que fiquem lá com a educação deles, com a saúde e as coisas boas que possam ter mais, porque eu não estaria disposto a abdicar de tudo resto que temos por alguns míseros pontos utilizados politicamente para justificar a tal "revolução" idiota e irresponsável que há anos o regime cubano teima em levar adiante.