terça-feira, março 13, 2007

A Teoria de Darwin Renegada

Na "Origem das Espécies", Darwin apontava uma evolução da vida animal na terra (incluindo a nossa), baseada na Lei do mais forte e como os genes mais fortes eventualmente se sobrepunham aos mais fracos de forma a garantir a sobrevivência das espécies. Aproveitando esta teoria, Richard Hofstadter, em 1944, criou o termo "Darwinismo social", para descrever o pensamento desenvolvido durante os séculos XIX e XX a partir das idéias de Thomas Malthus e Herbert Spencer, que aplicaram as noções de evolução e sobrevivência do mais apto às sociedades e nações.
Hofstadter nunca andou no Metro do Porto...
É aqui que as teorias ditas "darwinistas" são renegadas!
A grande maioria dos utentes do Metro do Porto podem ser consideradas o elo perdido na árvore da evolução humana. Senão, vejamos:

1 - Quando chega a composição, amontoam-se às entradas das portas, não dando espaço para quem já viaja na composição e quer sair, fazer isso mesmo sair;
2 - Ora, se quem quer sair não consegue, muito dificilmente quem quer entrar o fará.

Premissa nr. 1 - Dar espaço para entrar e sair.
Solução nr. 1 - Nos países civilizados, as pessoas que querem entrar, esperam que as que querem sair o façam e dão espaço para que estas últimas o façam. Como Portugal ainda está longe de ser uma país civilizado, que tal as pessoas que querem entrar se colocarem à direita, fazendo o mesmo as pessoas que querem sair?

Partindo do pressuposto de que a solução foi (e para este caso, também não interessa!...) implementada, partimos (passo o pleonasmo) para novo ponto:

3 - As pessoas que entram na composição, ficam, por norma, no primeiro metro quadrado disponível, mesmo que a composição esteja vazia.
4 - Tal impede, de quando em quando (que é como quem diz, quase sempre!...) as pessoas que vêm atrás de entrar calmamente e com tranquilidade (síndrome Paulo Bento...).

Premissa nr. 2 - Entrar rapidamente e para local adequado, dando espaço para quem quer entrar a seguir de fazer o mesmo.
Solução nr. 1 - Fazer isso mesmo!

Agora que já entramos todos:

5 - As pessoas sentam-se, durante horas de ponta, em locais onde está sinalizado para não se sentarem durante horas de ponta.
6 - Complicam a entrada e a saída dos passageiros e fazem papel de estúpidos por não saberem ler.
Premissa nr. 3 - Se existe sinalização a indicar que as pessoas não devem utilizar os lugares em hora de ponta, alguma razão deve ter.
Solução nr. 1 - Aumentar drasticamente o tamanho dos sinais.
Solução nr. 2 - Ensinar as pessoas a ler (mas isso também era pedir demais!...)
Para sair, voltemos ao ponto 1 e 2.
Eu sei que isto parece um manual de instruções para trogloditas cro-magnons analfabetos funcionais e atrasados mentais... E é...

4 comentários:

TheOldMan disse...

Já me imagino a comparar notas aquando da inauguração (próxima) do "Metro Sul do Tejo".

;-)

Karl Macx disse...

Se for como cá em cima, vamos ter muito que comparar... Quando terminarmos, eu vou estar um Old Man e o Old Man vai estar um Very Old Man...

;)

Die Spellbound disse...

Bom tema...

Proponho a criação de uma Comissão, com várias subcomissões encarregadas de......

Karl Macx disse...

Bem, se o tacho for bom, conta comigo! ehehehe

;)