quinta-feira, julho 13, 2006

And the winner is...



IEFP

Não há muito a dizer sobre o Instituto de Emprego e (de)Formação Profissional, pois todos aqueles que passaram por lá sabem como as coisas se processam. Ainda assim, uns tópicos:

A maioria das pessoas que nos atendem julgam que nos são superiores pela simples razão que têm emprego e nós não. Já alguém lhes explicou que se nós todos tivessemos emprego, eles estavam desempregados (irónico, não?) ?

Obrigam-nos a ir a reuniões sem sentido, sentar-mo-nos numa sala com mais 20 pessoas, sendo que metade delas tem a quarta classe e a outra metade o 9º ano e depois esperam que os nossos problemas sejam comuns (como se um licenciado não tivesse, a priori, melhores qualificações do que um indivíduo com o ensino básico...), o que não são, pelo que a reunião, claro está, é sem sentido.

Obrigam-nos a fazer um teste psicotécnico com os mesmos indivíduos da sala de reuniões, e como se já não bastasse os resultados serem claramente diferentes, ainda temos de esperar que todos os outros acabem antes de sair (não vá alguém copiar ou coisa que o valha...)...

Obrigam-nos a comparecer numa reunião com uma suposta técnica de apoio psicológico (esquecendo-se que, como desempregado, o meu problema está na carteira e não na cabeça) onde me dizem que os resultados dos meus testes foram excelentes (ainda não sabia disso, pois completei a licenciatura e ainda fiz uma pós-graduação à custa de cunhas e de sexo oral com as professoras...) mas que infelizmente, há um problema...

And now, for something completely different...

Chamam-me para fazer um curso de informática, sabendo que tenho 6 meses de descontos...
Fazem-me passar por todo aquele processo...
E afinal, o curso só pode ser frequentado por desempregados com mais de um ano de descontos...

Para concluir:

Se a lei permite contratos mínimos de trabalho de 6 meses, e ao final desses 6 meses o patrão manda-nos embora porque já não vai buscar subsídio de primeiro emprego ou algo que o valha, porque carga de água os cursos são para quem tem mais de um ano de descontos???
Mesmo que admitamos que sim, tudo bem, os cursos são para quem tem mais de um ano de descontos, porque carga de água me chamaram a mim, com 6 meses, para frequentar o curso?
Não havia ninguém para verificar isso?? É que se não, na altura tinha dado jeito o "empreguito"...

6 comentários:

travis disse...

Muito bem, apesar de achar que és um indivíduo verdadeiramente irritante (irónico hein?!) devo confessar que concordo com as tuas ideias e a forma como escreves é muito coerente, com um traço de revolucionário amargurado. Espera mais um pouco, sff, que em breve daremos noticias.
X

Barão da Tróia II disse...

Wellcome to Africa my boy, I hope you enjoy your stay with us.

TheOldMan disse...

O mais irónico sobre os centros de emprego, é que a maioria dos funcionários dificilmente poderia arranjar outro tipo de emprego devido ás suas múltiplas limitações.

O que nos leva a reflectir se esses centros não terão sido construídos, apenas para os albergar e lhes proporcionar um salário decente.

;-)

Tiago Ribeiro disse...

Foda-se! Finalmente, alguém que me entende.


E quando me perguntaram: «sabe escrever um curriculo?», só me aptecia dizer-lhes «Curri... qué? Qué isso? Oh minha xenhôra eu xô da aldeia num conhexo ninguém com exe nome, conhexo um Alberto e uma Maria, mas exe tal de Cunrrinculuuh num tou a ber quem éh».

ATRASADOS MENTAIS!!!

Anónimo disse...

temos que compreender que eles têm de arranjar que fazer ou então são eles que ficam sem emprego. eh eh.
se houvesse emprego para todos então eles iam abrir um centro de desemprego.

Alien David Sousa disse...

O X também já leu o teu texto. E eu já tu roubei.

Aguarda pelo próximo passo Karl
Beijinhos