quinta-feira, junho 08, 2006

Porto vs Aveiro

Por motivos profissionais, passei os 3 últimos dias em Aveiro e deu já para tirar algumas comparações, especialmente ao nível do trânsito.
Então, vejámos:

No Porto, retira-se a calçada portuguesa da Baixa para a substituir por paralelos de granito.
Em Aveiro, as zonas pedonais estão cobertas de calçada portuguesa com motivos da região.

No Porto, os carros não param nas passadeiras para peões.
Em Aveiro, param em todas.
Em compensação: no Porto, as pessoas atravessam as passadeiras, em Aveiro, andam na passerelle... (nem tudo pode ser mau, não é?)

No Porto, todos entram nas rotundas ao mesmo tempo.
Em Aveiro, até parece que têm medo de entrar nas rotundas.

Curiosidades:
Em certas zonas de Aveiro existem uns semáforos um pouco para o estranhos. E porquê? Porque quando estão vermelhos, têm uma seta amarela intermitente para um dos lados. Ora, em Aveiro não sei como é, mas no Porto não é usual passar no sinal vermelho assim com duas tretas. Só queria informar os senhores que passavam a vida a buzinar atrás de mim que para eu passar um vermelho só obrigado por um agente de autoridade. Não é nenhuma seta amarela intermitente que me vai fazer mudar de ideias...
Por outro lado, observei uns triângulos pintados no alcatrão que me deixaram confusos. Estavam direitos. Ora, se eu vejo triângulos direitos vazios no chão, significa que deveria ver triângulos invertidos (aproximação de estrada com prioridade...) e estou em contra-mão. Mas não, por aquelas bandas é mesmo assim...

De resto, fiquei a conhecer mais um pouco de Aveiro e das suas gentes. É giro, mas continuo a preferir o meu Porto...

2 comentários:

Die Spellbound disse...

Tens toda a razão...

...mas quando se vem para a TV dizer que o uso de armas é uma forma de defender ideologias de um partido político, isto é claramente um abuso...

...não?

PS- já estás linkado no ¿Que pasa, gringo?...

Alien David Sousa disse...

Tenho de aterrar em Aveiro! :D
Gostei da parte "Não é nenhuma seta amarela intermitente que me vai fazer mudar de ideias..."´
Quanto aos triângulos, bem, eu entrava MESMO em pânico a pensar: já fiz mer#$!!!!
Gostei!