terça-feira, junho 13, 2006

O gótico e o pseudo-gótico...


Acho piada ao movimento gótico, goth, ou o que queiram chamar a um bando de tipos e tipas que se vestem de preto, enchem a cara de pó-de-arroz e andam armados ao pindarelho.
Qualquer grupo de interesses comuns, como o sejam o movimento gótico tem a sua razão de ser, desde que devida e correctamente fundamentada. Hoje, ouvi um pseudo-gótico a falar com uma pseudo-gótica do movimento pseudo-gótico. Dizia ele, na sua infinita sabedoria, que o movimento gótico nasceu da clandestinidade, representa a parte negra da Humanidade, nega religiões mas sente-se mais próximo dos movimentos satânicos e do culto negro. Ela ouvia atentamente e anuia com movimentos da cabeça. Ele continuava a falar da música gótica, dos "Miocardian Enfart" ou o raio que os parta. Ela continuava a anuir com movimentos da cabeça.
Guardei os comentários para este blog pela simples razão que a mim, ao contrário dos professores, não me pagam para ensinar ninguém. No entanto, aqui fica: o gótico que eles deveriam conhecer é uma corrente artística que vem desde o séc. XV, que procurava, através da Arte atingir a glória de Deus nas Alturas e do Homem na Terra. Cujos expoentes máximos podem ser encontrados na Catedral de Notre-Dame em Paris ou no Mosteiro da Batalha, em Portugal, espécimen único do gótico flamejante na Península Ibérica. Cujo lema era a aproximação a Deus, e por isso se abandonou a horizontalidade dos edifícios em detrimento da verticalidade dos edifícios góticos. Cujo esplendor era sinónimo da beleza da Humanidade e no reconhecimento de Deus como o guia dos Homens. No fundo, tudo o contrário do que o movimento pseudo-gótico apregoa de acordo com o pseudo-gótico que falava com a pseudo-gótica.
Pertencer a um grupo só por pertencer revela acefalidade. E um dos expoentes musicais do movimento gótico contemporâneo são os Fields of The Nephlin, mas se calhar isso é muito complicado para mentes vazias...

E isso, irrita-me profundamente...

7 comentários:

* disse...

depressivo!

Má-Onda disse...

Eu cá acho que estes pseudo - góticos na realidade são uns taradinhos pelo floklore criado por historias semelhantes á do Dracula, o Nosferatu e as sucessivas imitações que lhes seguiram.
É aquela mania de querer ser diferente e contra a sociedade, mas sem realmente o ser.
Parvalhões são as maiores vítimas do marketing que explora os desgraçadinhos que não são capazes de se documentar minimamente sobre algo que pretendem defender.
Vemos este tipo de pessoal também ligado a partidos políticos tanto de direita como de esquerda, que se agarram a clichés, a imagens de propaganda e ideias feitas.
Depois não sabem o que dizem.

E isso também é irritante.

Karl Macx disse...

Nem eu o teria dito melhor...

Yashmeen disse...

Permita-me uma correcção: o nome da banda é Fields of Nephilim. As bases daquilo que é definido actualmente como o movimento gótico assentam um pouco mais na literatura oitocentista (particularmente alemã e anglo-saxónica) e no Romantismo, em particular no conceito de anti-herói. O apreço pelo locus horribilis, pelo negro, pelas histórias sem final feliz, pelo cepticismo e até por um certo cinismo vivencial marcam este movimento pautado também pelo individualismo e pelo desenquadramento social.
Musicalmente, remonta a Wagner. Mais para a frente, e já no séc. XX, poderíamos referir os Black Sabbath como primeiros impulsionadores da cultura gótica, que nada tem a ver com os movimentos satânicos ou BDSM.

Anónimo disse...

isso e tudo muito bonito mas falas da motivação historica/arquitectonica do considerado gotico a nivel dos empreendimentos e marcos de paises, não de pessoas, formas de vida ou filosofias pessoais... isso cada um expande a sua e mentalidades como a tua são o que tornam este mundo como ele está neste momento... elitista, selectivo, critico as vezes ate de mais e extremante inculto... dizes que isso te irrita pois bem,o que me irrita a mim são pessoas como tu... que nao respeitam nada nem ninguem, é verdade que tambem não vou muito a bola com pseudos mas quando fazes esse tipo de comentarios tornas t igual a eles e para que???? para t afirmares perante uma corrente social divergente da tua??? isso nem sequer faz sentido pois sejas quem fores tens o teu valor proprio... assim como todos os outros a tua volta!!! nao olhes apenas para o teu umbigo! pensa um pouco nisto!!! e considera isto um favor, ja que como tu dizes... eu não estou aqui para ensinar mentes vazias!

Anónimo disse...

Bom dia!
Sou considerado gótico e, condeno as atitudes desses falsos góticos que interpretam mau essa cultura, e com isso, acabam denigrindo-a. Ser gótico não é ser satanista nem anti cristo!

Copiei esse artigo a seguir de um blog:
"Os góticos têm um estilo, uma filosofia de vida um tanto particular, em virtude deste facto, à volta desta "tribo urbana" pairam muitos estereótipos e preconceitos que não correspondem de todo à realidade.

São, geralmente, identificados na rua por vestirem roupas pretas, bem como pelos penteados e maquilhagens um tanto dramáticos, ou por ouvirem, em regra, música mais pesada e com letras um pouco obscuras... Contudo, não é verdade que os góticos são seres com tendência para a depressão, que vivem obsecados com a morte, que se auto-mutilam, que participam em práticas satânicas e vampíricas, entre muitos outros comportamnetos que são atribuídos a este grupo social.

Os góticos são na realidade, em regra, pessoas com uma grande sensibilidade, exercendo de alguma forma uma participação activa na sociedade, evidenciando, por exemplo, através das várias formas artísticas aquilo que pensam sobre o mundo que os rodeiam, não ficando alheados a este. São marcados por uma grande nostalgia e um pouco de melancolia, dado que têm a perfeita consciência do rumo inevitável e fatal que espera todos os seres vivos. Este aspecto leva-os a procurar locais onde o silêncio predomine, propiciando a reflexão sobre os seus sentimentos e sobre o que os rodeia, mas, também, que os permita contemplar elementos arquitectónicos, decorativos que constituem as diversas obras contruídas pelo Homem (não frequentam, apenas, cemitérios, mas sim todos os locais onde impere a cultura). Os góticos não são introvertidos, anti-sociais como muitos julgam, são, na verdade, pessoas que gostam de conviver, partilhar experiências e conhecimentos, bem como aceitam cada um com as suas diferenças, singularidades e sem preconceitos. Os góticos são pessoas como as outras, gostando das coisas que todos os outros gostam, vivendo e trabalhando como todos os outros cidadãos, têm é, proventura, uma atitude mais crítica, um estado de espírito mais aberto...

Porém, não se é gótico pelo simples facto de se vestir preto (quem o faz é somente um "pseudo gótico"). Ser-se gótico é mais do que uma maneira de vestir, é uma forma de pensar e de viver. Seguramente que existem muitos góticos que se consideram como tal, mas, que se calhar não o são efectivamente, bem como, que existem outros que talvez , ainda, não se tenham apercebido que o sejam... Até porque, de alguma forma, nasce-se gótico..."

Michaelys-sama disse...

acho...que ser gótico é simplesmente ter cultura,sensibilidade,melancolia,fantasia,romantismo,reunidos num só espirito o caracteriza como gótico...
É uma filosofia esplêndida que abrange a beleza sombria na estética,nas palavras,no ser...
Não eh para chamar atençäo...
góticos n querem morrer,mas contemplam a morte e o sobrenatural por serem belos e sedutores.
Não da pra definir com palavras,e n existe regra nem manual,enfim...
sô quem é um gótico mesmo pode entender esse sentimento,e ninguém tem direito de se achar o true e dono da subcultura.
seja como quiserem pensar,um abraço e só pra acabar com o mito de sermos satanistas...
FIQUEM COM DEUS!!!
rs