quinta-feira, agosto 03, 2006

Freguesias, fregueses, clientes, clientelismo...

O Governo quer, através de uma reforma administrativa, fundir as quatro freguesias que compõem o Centro Histórico do Porto, a saber: Miragaia, São Nicolau, Vitória e Sé.
Administrativamente, a solução até pode ser boa. Afinal, são quatro das mais pequenas freguesias da Invicta. O problema está no que vai acontecer às populações. E isso nunca é contemplado pelas reformas administrativas.

Levantam-se algumas questões:
Onde vai ficar localizada a junta de freguesia que se vai criar?
Que problemas vão ser criados às populações, nomeadamente aos mais idosos, que se tiverem de deslocar?
Com a mudança de nome, como vai ser com a documentação?

Eu, por exemplo, nasci na Freguesia de Miragaia. Vou ter de alterar o meu BI, caso a freguesia mude de nome? Se sim, quem é que vai pagar os dias de trabalho que vou ter de perder para tratar da documentação???
Por isso, senhores governantes, antes de procederem a uma "reforma administrativa" e tornarem o Porto no feudo do Dr. Rui Rio (que, segundo apurámos, ainda não tirou a rolha do cu...), pensem bem na população, nunca se esquecendo que estão a tratar do Porto profundo, aquele que, concumitantemente, afaga a face dos visitantes e parte o focinho aos que se metem com ele...

2 comentários:

Esther disse...

Oi, karl...gostei das tuas irritações...muitas são também minhas!!!Espero tua visita nada irritada do outro lado, ok?;) Bj!!

pisconight disse...

Vivemos num país onde são "lançados" decretos-lei que todos temos que cumprir, mas para termos acesso aos mesmos temos que os comprar..., ou seja, temos que pagar para cumprir... por isso prepara-te para perder uns dias de salário para colocares a documentação em dia...
;)