segunda-feira, outubro 23, 2006

In Jn.pt

"Bastonário da Ordem dos Médicos contra abortos no Serviço Nacional de Saúde" - Pois, mas se os abortos forem todos embora, vamos ter de contratar médicos espanhóis e aborto por aborto, prefiro os médicos portugueses...

terça-feira, outubro 17, 2006

"Interbreak"

Não que seja muito usual da minha parte inventar palavras (para isso chegam mais de 9 milhões de portugueses...), mas esta é minha e uso-a com os meus amigos para designar um intervalo ou "a break", como preferirem...
Deixando de lado estas aferições sintomáticas do meu actual estado de alma, o certo é que, devido a "obrigações" de ordem profissional (fui dispensado da empresa onde prestava serviços e, como tal, vejo-me obrigado a conseguir um novo posto de trabalho) não vou poder postar com a frequência que desejaria mas, helas, a vida é mesmo assim. Por isso, faço este interbreak na esperança de, a curto prazo, poder voltar a contar com vocês, visitantes, leitores e amigos, e voltar a poder navegar nos revoltos mares da blogosfera.
Da minha parte, muito obrigado e até já...

terça-feira, outubro 03, 2006

De ficar de olhos em bico...

Esta, nem contada. Um turista chinês e um urso panda envolveram-se em cenas de pugilato e barbárie no Zoo de Pequim, na semana passada.
Segundo rezam as notas de imprensa, após ter "enfrascado" quatro canecas de cerveja num restaurante, Zhang Xinyan, um operário de 35 anos, casado e pai de dois filhos, que visitava a capital chinesa pela primeira vez, dirigiu-se para o Zoo de Pequim. Quando chegou ao habitat dos pandas, decidiu ir cumprimentar Gu Gu, um macho com seis anos, querendo dar-lhe um abraço.
Gu Gu, que, como qualquer macho, não gosta dessas intimidades com estranhos, mordeu-o na perna direita. Zhang não gostou da recepção do panda e decidiu retorquir ao pontapé, pelo que o urso mordeu-o na perna esquerda.
Felizmente para Zhang, os turistas que observavam, incrédulos, a cena, chamaram os tratadores que rapidamente resolveram a situação, dando um banho de água fria no urso.
As fotografias na imprensa chinesa mostraram um Zhang Xinyan com compressas ensanguentadas e dezenas de pontos pelas pernas abaixo. Mas, ainda de acordo com a imprensa, o operário terá mesmo dito: "Ainda o mordi nas costas, mas o animal tem a pele muito dura"...
Fica a lição para quem a quiser: Por debaixo daquele ar meio apaneleirado e cândido, está um animal macho e que não gosta muito de intimidades...

segunda-feira, outubro 02, 2006

O silêncio que se fazia sentir...

...quando o terrorismo não gritava por Alá!
Ao ler alguns dos artigos na edição de hoje do JN.pt deparo-me com esta surpresa: "Polícia reabre caso "Rainbow Warrior"!
Para quem não sabe, o Rainbow Warrior foi um navio pertencente à Greenpeace que foi "sabotado", que é como quem diz vítima de um atentado bombista e terrorista, por parte do Governo Francês. A história remonta até ao longínquo ano de 1985, quando o Rainbow Warrior estava ancorado no porto de Auckland, na Nova Zelândia. Encontrava-se de saída para o Atol de Mururoa, onde o Governo Francês ia conduzir testes nucleares que colocariam em risco a existência de inúmeras espécies em risco de extinção, bem como contaminar de forma quase irreversível as águas em volta do atol. Para impedir essa acção de protesto por parte da Greenpeace, os franceses conseguiram introduzir uma "toupeira" - ou espia, como preferirem - no intuito de fornecer às autoridades de Paris todas as informações relativas às movimentações da organização conservacionista. Mais tarde, o Ministério da Defesa daria ordem a dois elementos para armadilharem e fazerem explodir o navio. Dessa acção resultou a morte do fotógrafo Fernando Pereira, um holandês de ascendência portuguesa.
As autoridades neo-zelandesas reagiram quase de imediato ao que consideraram "o único ataque terrorista em território neo-zelandês", tendo condenado dois franceses a 10 e a 7 anos de prisão, num atol sob posse francesa, de onde saíram dois anos depois.
Ao fim de 21 anos, talvez agora se faça justiça, sendo que, nesse período, nunca a atitude terrorista do governo francês fora criticada tão violentamente como as de agora.
Não serve este post para justificar o que quer que seja, mas antes para recordar que aqueles que hoje defendem o fim do terror pela imposição da força, usaram dessa mesma força para impôr o terror.

O Muro

Esta é a história de um muro. Melhor, d'"O Muro".
O Muro de Berlim foi um símbolo vivo da divisão da Alemanha em duas entidades, a República Federal Alemã (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Alemã, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.
Setembro de 2006: Depois da aprovação pela Câmara dos Representantes, o Senado aprova a construção de um muro cobrindo mais de mil quilómetros da fronteira entre os EUA e o México.
As justificações abrangem desde uma política de imigração mais dura até ao fenómeno terrorista, passando pelo combate ao tráfego de drogas. O resultado, já se sabe qual vai ser: O Muro vai fazer mais vítimas mortais que o deserto e o Rio Grande juntos. A próxima atitude vai ser a construção de uma cerca nas costas atlântica e pacífica e de um novo muro a separar o Canadá e os EUA. Depois de construir o muro em toda a volta dos EUA, que tal encherem aquilo tudo de água???...